desabafosbipolares@hotmail.com

10 de abril de 2016

Colegas de trabalho que te adoecem



            Estou em uma fase boa. Sinto alegria, tristeza, tédio, preguiça, raiva, amor.. em doses normais, sem extremos.
Neste estado de equilíbrio, posso observar como o ambiente de trabalho nos adoece. Nesta fase de “guerra” no trabalho, mudança de direção, telefonemas anônimos, ameaças, falsidade nível 1.000... estou envolvendo-me pouco nas discussões, prefiro observar e falar só se necessário e de maneira positiva. Para que jogar gasolina na fogueira? Prefiro ser a que usa o extintor.
Mas é impossível ser um ser sem sentimentos e opiniões. Sério, tem colegas de trabalho que te adoece com suas fofocas, intrigas, reclamações. Ficar às 40 horas semanais ao lado de gente assim, medíocre, fofoqueira, intriguenta, chata, acaba afetando qualquer um.
Li sobre ambiente de trabalho que te adoece na internet. Achei interessante:
... Assim, quando alguém derrama um caminhão de fofocas, de negatividade e drama em cima de você, você pode ter certeza que está sendo afetado bioquimicamente, diminuindo as suas chances ser feliz. A exposição a esse tipo de explosão emocional realmente provoca estresse. E já sabemos que o estresse mata. Portanto, reclamação e negatividade podem contribuir seriamente para a sua morte precoce.”...
Ler: https://terapeutasquanticos.com/2016/03/04/ciencia-explica-porque-reclamar-altera-negativamente-o-cerebro/

Nossa, não sei o que veem em mim quando me olham. Mas já me falaram que sabem que sou poderosa... Sou? Oba!!!!!!!!
Sou uma professora readaptada que fica em atividades técnico pedagógicas, quieta no meu canto, às vezes só digitando e nem converso com quem está ao meu lado. Concentro no que estou fazendo e não fico escutando conversa de ninguém.
Tem duas pessoas no trabalho que estão me enlouquecendo. Como é ruim saber que estão falando de você pelas costas e para os outros. Inventando e espalhando fofoca. Sensação de impotência. Vontade de sair correndo às vezes. E mudar de escola não vai mudar muito. Todo lugar tem as falsianes fofoqueiras e medíocres.
E acham que sei de tudo, que sou responsável pela saída de alguns amigos. Kkk A não ser que faço isto tudo pelo computador (que por sinal, não tem acesso à internet). Faço minha parte e tudo que me pedem com carinho. Quero que os dias passem logo, estou em contagem regressiva para minha aposentadoria. Venci, Consegui trabalhar 30 anos sem me matar e sem matar ninguém. Tive meus atestados médicos, mas os maiores foram agora no fim de carreira. Mas comparando com muitos profissionais que tenho visto, super doentes, nem pego tanto atestado assim.
Sei que tudo isto está me afetando porque meu sono está muito irregular, durmo menos do que devia. Estou com bruxismo e manchas roxas insistem em aparecer pelo meu corpo, não tenho vontade de interagir com ninguém, nem de sair, nem de me arrumar.  Mas comparando com o que já passei. Estou ótima, e cada dia ficarei melhor. Sinto isto.
Bem, o que posso fazer para me proteger deste ambiente e manter minha melhora crescente?
Vou falar cada vez menos, só entrar em assuntos do trabalho que são necessários (tipo: o que digitar, preparar, fazer...) e em assuntos que me façam rir, brincadeiras saudáveis. Porque sempre tem colegas de trabalho maravilhosos, podem ser poucos ou só um, mas tem.
Tentar sair mais para não ficar apenas com assunto de trabalho na cabeça. Novos ares. Mudar o foco.
Evitar ambientes nocivos, pessoas nocivas, não só no trabalho. Família, grupos gerais, vizinhos... blá, blá blá.
Meditar mais com o coletivo. Ando muito reclusa e meditando apenas sozinha. Meus irmãos yogues são tudo de bom. Rimos muito juntos, mas muito mesmo, apenas papos saudáveis antes e depois das meditações coletivas. Os momentos de silêncio com eles também são inenarráveis.

Então... eu sei o que fazer. Bora fazer. Umas férias e R$ 10.000.00 livres na conta também seria bom. 






.

8 comentários:

  1. Nossa! Também estou passando por isso no trabalho, sou professora readaptada(tenho transtorno bipolar tipo 1),atualmente trabalho na biblioteca. Estamos com uma nova diretora e ela não me engole, no início tentei me aproximar, mas não teve jeito, ela está sempre emburrada, só cumprimenta quem a bajula. Sabe aquela pessoa carregada que vc sente mal quando fica perto dela? Ela é assim, passa uma coisa ruim, parece estar sempre com raiva. E tem os fofoqueiros de plantão, tem a minha sinceridade exagerada, tem a minha fama de louca, tem o preconceito... E no meio de tudo isso tento sobreviver, só tenho 18 anos de serviço, às vezes entro em desespero. Não sei se vc passa por isso, mas tem uma coisa que a escola em peso sente em relação a mim:MEDO! E acredite isso me magoa muito. Acho que é porque sabem que já fiquei internada num hospital psiquiátrico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já passei por coisas assim na antiga escola. Mudei de escola, uma mais perto de casa e que não me conhecessem. Novos ares, pessoas menos armadas e novas possibilidades. Mesmo assim é difícil. Se tivesse ficado na outra com as pessoas "armadas" contra mim seria pior. Novos ares, novos colegas me fizeram bem.
      Mas o pior do tal "MEDO" de bipolar, foi uma vez que fui a uma psicóloga que disse que não me atenderia porque estava grávida e bipolar é uma doença perigosa. kkkk. Aiai

      Excluir
  2. kkk Meu Deus! Quanta ignorância dessa psicóloga! Sabe, moro numa cidade pequena e todo mundo conhece a minha história, o primeiro surto que tive fiquei conhecida na cidade como "a professora que enloqueceu", então para mim não adianta mudar de escola, além do mais Goiás trata seus professores como lixo, e se vc não produz mais tudo piora.

    ResponderExcluir
  3. Ola, também sofro do transtorno bipolar, descobri com 23 anos! Passei por um terror no meu trabalho também! Inicio meu blog falando sobre isso! Segue o link:
    http://euelasagente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu me identifiquei com a história da Ismalia, porque também ganhei apelido de "maluco" no trabalho certa vez. Tudo porque eu fui acometido de um acesso de sinceridade e comecei a falar mal de um colega que tinha acabado de chegar na empresa para o diretor na frente de todo mundo. Para as pessoas, soou como se eu estivesse ressentido com medo de perder o emprego pro cara novo. Pois ressentido ou não, eu perdi o emprego do mesmo jeito.

    Por sorte hoje em dia eu estou mais equilibrado com a minha medicação e não tenho esses lances de ser sincero demais na hora errada. Mas estou desempregado há muito tempo, minha mulher que tá segurando as pontas. É chato ficar em casa sem fazer nada, eu estou sempre gruadado no computador caçando assunto no Facebook.

    Daí agora resolvi fazer um blog sobre Transtorno Bipolar... quem quiser me visitar de deixar um comentário vai me ajudar muito.

    Segue o link:
    https://oquenaotecontaramsobretranstornobipolar.wordpress.com/

    Valeu, pessoal

    ResponderExcluir
  5. Estpu em licença desde setembro do ano passado. Tenho uma amiga que me conta os comentários feitos na escola, tipo "ela era muito quieta, parecia ter problema"; "loucura não tem cura,vai se aposentar". A psiquiatra sugeriu a readaptação esse ano, mas estou com muito medo, do olhar das pessoas, dos comentários maldosos e principalmente de ter uma recaída. Mas tem que tentar, assim como a Ismalia e tantas pessoas que recomeçaram. Beijos. Adoro esse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é tome posse da sua loucura e seja feliz!
      _ Porque vc está fazendo isto, ou não vai fazer.
      RESPOSTA: Porque sou louca, se eu fosse normal não estaria readaptada. rsrsrs
      Não consigo, não faço. Se consigo faço bem feito e na boa. Tive de aprender a falar Não e a usar minha fama de louca a meu favor.

      Excluir
  6. Sou bipolar desde os 16. Fui diagnosticado como deprimido o que só fez agravar a doença. Aos 18 entrei para uma grande empresa e a mania me fez Diretor, Hoje aos 52 perdi tudo: casamento, linda casa, carro e pedi demissão. Sem nada fui fazer doutorado na Espanha com bolsa de lá. Vivi em casa de família, Não tomava remédios e virei um zumbi. No auge da crise minha mãe foi me buscar. Não conseguia nem andar sem amparo. Terminei minha tese na casa de minha mãe - onde moro de favor. Com remédios voltei para a Espanha e defendi minha tese que faz 3 anos e ainda não foi revalidada no Brasil.
    Perdi tudo e não sei o q fazer. sou professor universitário e ganho muito mal e com muito trabalho.
    Vou escrever um livro: EU, BIPOLAR, PERDI!

    ResponderExcluir