desabafosbipolares@hotmail.com

20 de maio de 2014

Preconceito com relação aos doentes mentais

        Se você fala que vai a uma psiquiatra, as pessoas dão 2 passos atrás.

        Uma vez uma amiga tentou suicídio. A irmã dela gritava em altos brados que depressão é coisa de quem não tem o que fazer, que ela trabalhava muito e não tinha tempo para estas frescuras.
     
        Tive vontade de responder, mas estava mais preocupada com minha amiga, ignorei, mas falei altos palavrões internamente, sabia que um dia teria a oportunidade de responder.
     
        Não precisei, esta pessoa entrou em uma depressão tão profunda que precisou ficar internada por 1 mês. Não tive pena. Minha resposta estava dada.

        Mas eu já tive preconceito contra os esquizofrênicos, por desinformação e por conviver com um que não se trata corretamente e a família também não ajuda. Até conhecer o blog:

     MEMÓRIAS DE UM ESQUIZOFRÊNICO

        Particularmente este post (clique aqui)
     
        O preconceito muitas vezes é falta de informação, mas muitas vezes vem de experiências traumatizantes. Seja o que for, informação, para mim,  cura tudo.




.

2 comentários:

  1. Infelizmente amiga, o preconceito existe sim, muito pouca para não dizer quase ninguém, sabe o que é bipolaridade! INFELIZMENTE.

    ResponderExcluir
  2. É tão lamentável pois as situações mentais e psicológicas, seja qual for o transtorno, pode acontecer com qualquer pessoa, seja fator biológico ou traumático mas infelizmente o preconceito ainda é grande. Vencer barreiras é uma das metas e temos de seguir em frente, com serenidade, é difícil mas não impossível e vamos reduzir drasticamente essa falta de conhecimento da sociedade.

    ResponderExcluir