desabafosbipolares@hotmail.com

20 de maio de 2014

Preconceito com relação aos doentes mentais

        Se você fala que vai a uma psiquiatra, as pessoas dão 2 passos atrás.

        Uma vez uma amiga tentou suicídio. A irmã dela gritava em altos brados que depressão é coisa de quem não tem o que fazer, que ela trabalhava muito e não tinha tempo para estas frescuras.
     
        Tive vontade de responder, mas estava mais preocupada com minha amiga, ignorei, mas falei altos palavrões internamente, sabia que um dia teria a oportunidade de responder.
     
        Não precisei, esta pessoa entrou em uma depressão tão profunda que precisou ficar internada por 1 mês. Não tive pena. Minha resposta estava dada.

        Mas eu já tive preconceito contra os esquizofrênicos, por desinformação e por conviver com um que não se trata corretamente e a família também não ajuda. Até conhecer o blog:

     MEMÓRIAS DE UM ESQUIZOFRÊNICO

        Particularmente este post (clique aqui)
     
        O preconceito muitas vezes é falta de informação, mas muitas vezes vem de experiências traumatizantes. Seja o que for, informação, para mim,  cura tudo.




.

3 comentários:

  1. Infelizmente amiga, o preconceito existe sim, muito pouca para não dizer quase ninguém, sabe o que é bipolaridade! INFELIZMENTE.

    ResponderExcluir
  2. É tão lamentável pois as situações mentais e psicológicas, seja qual for o transtorno, pode acontecer com qualquer pessoa, seja fator biológico ou traumático mas infelizmente o preconceito ainda é grande. Vencer barreiras é uma das metas e temos de seguir em frente, com serenidade, é difícil mas não impossível e vamos reduzir drasticamente essa falta de conhecimento da sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Também conheço memórias de um esquizofrenico. Lá também me identifiquei muito. Mas esse ano foi difícil pra mim, agora estou numa depressão terrível. Não conheci bons psicologos, não fui muito feliz nesta parte. E o pior de tudo retornei ao trabalho. Não estou atendendo o público. Estou readaptada no serviço interno. Só não perdi o emprego pq sou funcionaria pública Municipal. Também ouço piadas dos colegas. Tenho ficado quieta mastigando. E os meus familiares tem preconceito não me entendem em nada. Obrigado abraço. Desejo sempre que esteja bem.

    ResponderExcluir