desabafosbipolares@hotmail.com

14 de julho de 2017

Melhor explicação sobre como a depressão se intala


Outro dia fui visitar um amigo que a mãe havia falecido há algum tempo. Ele estava meio sumido e meio recluso. Ele não tem a depressão doença, mas passava por um período depressivo.
Meu psiquiatra fala que depressão com motivo não é doença, é fase. Passa... Tem que ficar atenta, mas passa.
Este amigo me explicou pelo que tinha passado quando a depressão se instalou, achei superinteressante a explicação dele.
Ele comparou a vida social de um solteiro.
1.      No começo você a vai a balada 4 vezes na semana.
2.      Aí começa ir 3 vezes. Para que sair 4 vezes na semana? Gasta muito...
3.      Mais para frente você repensa e resolve sair só na sexta e sábado que é o dia que tem mais mulher bonita.
4.      Depois você começa a sair só na sexta. Aliás, você não pode dizer para seus amigos que ficou em casa na sexta-feira.
5.      Depois você deixa de ir à balada. Começa a se achar velho para isto. Já saiu demais, é sempre a mesma coisa, as mesmas conversas.
6.      Resolve fazer programas mais light, cinema, comer.
7.      Isto também perde a graça. Resolve ficar em casa e curtir um Netflix comendo pipoca.
8.      Para de abrir a janela porque não quer socializar com os vizinhos.
9.      Não se arruma mais. Para que? Só vou comprar comida, vou de chinelo mesmo.
10.   Quando ia receber visita, colocava uma roupa bonita. Depois percebeu que as visitas não iam deixar de gostar dele se ele as recebesse de bermuda velha e barba por fazer...
11.   Começa a pedir tudo pelo Ifood, internet, delivery...
12.   Se toca que está estranho tudo isto. Percebe que está em depressão. Sempre achou que isto era frescura de mulher.... A depressão se instalou.
Ele me falou isto com tanta emoção, tanta verdade. A sorte dele é ter amigos verdadeiros que o apoiam. Mas a marca ficou, susto, o medo desta escuridão voltar, o reconhecimento de que ela existe.
Achei interessante. Nunca tinha visto de fora a depressão se instalar assim. Tenho amigas que sofrem de depressão. Mas assim, o primeiro episódio, nunca tinha visto.
É uma doença que vem lentamente, vai mudando você, sua vida, sua percepção de vida. Quando você percebe, já está prisioneira de si mesma, de suas emoções, o mundo parece perder a cor ou desaparece, só sua dor parece real e importante...
Meu amigo já melhorou, já retomou sua vida.


13 comentários:

  1. Olá, você começou a ter o transtorno bipolar com quantos anos? Como foi a sua infância e adolescência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive consciência de algo estava errado após ser mãe. Depressão pós parto terrível e depois os episódios de euforia começaram. Aí começou o sobe e desce entre depressão e euforia.

      Excluir
  2. Em mim, ela vem e se instala como se fosse um outro eu, um apêndice, uma terceira perna. Ela vem quando quer e, como sou bipolar e me meto em roubadas heroicas- quixoteanas-os moinhos de vento se tornam maiores que são.Fico sem força, vou à nocaute. Depois tenho roxos nos olhos para disfarçar, hematomas e nenhum unguento milagroso.Então me canso.Sou professora; e não, não vou surtar.Choro e me levanto.

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Postei o comentário acima
    Preciso entender uma situação para não ser lesada em meus direitos.
    Eu tomo quetiapina e não consegui chegar na hora na junta médica, mas apareci mesmo vinte minutos depois.Protocolei requerimento e irei dia 14 à tarde
    A escola está fazendo terrorrismo,pedindo comprovante de marcação,falam em perda salarial
    Será que procuro meu médico? Estou realmente deprimida.mas queria voltar a trabalhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pediu orientação ao SINPRO?
      Isto cabe processo contra a direção da escola.

      Excluir
    2. Infelizmente quando estamos mais frágeis e vulneráveis as pessoas armam contra nós. Tem que rodar a bahiana, mostrar que vai brigar, enviar msg por WhatsApp e salvar a tela. Algumas direções de escola só acreditam em doenças que podem ver, tipo uma cirurgia ou pé quebrado. Lute, vá ao SINPRO, vá conversar na escola com testemunha, grava. Cansativo isto, eu sei, ainda mais para quem não está bem.

      Excluir
  4. Oi também tenho sintomas graves da bipolaridade. Vc toma quetiapina e se sente bem com a mesma?

    ResponderExcluir
  5. Já tomei Quetiapina sim. Foi bom para sair de uma fase de euforia, mas tinha muito sono e engordei demais. Mas se fosse necessário como na época que eu tomei, tomaria novamente. Fiz uso por poucos meses.

    ResponderExcluir
  6. Boa!
    Cansei de ser subjulgada.Adoeci.Estou internada por infecção urinária grave
    Foram quatro tratamentos em três meses
    Não sei não
    Estou tomando muito remédio

    ResponderExcluir
  7. Olá também sou Bipolar já usei quetiapina, agora estou usando olanzapina para sair de uma crise. Estou naquela preguiça. E o mais triste meu filho de 4 anos para cuidar. Engraçado as pessoas nos abandonam. Os familiares se cansam.

    ResponderExcluir
  8. Quem foi corretamente diagnosticado como bipolar, provavelmente medicação e tratamento psicoterapêutico para a vida toda. E não parem de tomar medicação e psicoterapia quando melhorar.
    Iniciei tratamento com 28a, hoje com 54a. No momento estou deprimido e muito instável, provavelmente estou me tornando um ciclador rápido, que não tem um bom prognóstico.
    Estava cursando minha segunda faculdade mas tive que trancar por causa de crise de depressão e dificuldades cognitivas..... cansei.....

    ResponderExcluir
  9. Quem foi corretamente diagnosticado como bipolar, provavelmente medicação e tratamento psicoterapêutico para a vida toda. E não parem de tomar medicação e psicoterapia quando melhorar.
    Iniciei tratamento com 28a, hoje com 54a. No momento estou deprimido e muito instável, provavelmente estou me tornando um ciclador rápido, que não tem um bom prognóstico.
    Estava cursando minha segunda faculdade mas tive que trancar por causa de crise de depressão e dificuldades cognitivas..... cansei.....

    ResponderExcluir