desabafosbipolares@hotmail.com

25 de outubro de 2019

A impressão que a série 13 Reasons Why (Os 13 Porquês) deixou em mim



          13 Reasons Why é uma série de televisão norte-americana, dirigida por Brian Yorkey, lançada em março de 2017 no Netflix. Baseada na obra literária Os 13 Porquês de Jay Asher, a série conta com duas temporadas, a segunda lançada em maio de 2018.
Abordando assuntos polêmicos que afetam muitos jovens como depressão, bullying, isolamento, abuso sexual e suicídio, a série foi um sucesso imediato, conquistando a atenção de público por todo o mundo. fonte




             Amo séries, sou daquelas viciadas. Quando lança nova temporada de alguma série que gosto não faço mais nada. Tipo, deixo tudo arrumado, compro pipoca de micro-ondas com cobertura de caramelo, encho minha garrafinha de água e sento\deito e assisto até a temporada acabar. Começo na sexta à tarde e vou até acabar. Faço umas pausas para alongar, ir ao banheiro. Às vezes tenho que tomar um analgésico porque acabo ficando torta na cadeira ou cama e fico com dor em alguma parte do corpo. J
               Um dia o pessoal da Yoga estava falando desta série, dizendo que deveríamos enviar vibrações para não ter 2ª temporada, falando para ninguém assistir porque incentivava ao suicídio. Adivinha? No mesmo dia comecei assistir. Kkkk
Vi que tudo girava em torno de um suicídio, mas era mesmo sobre bullying, depressão, abuso sexual... Mais sobre bulluing no meu entender. Mas o que me chocou mesmo foi mostrar como os pais pensam que conhecem os filhos e não sabem de nada. Fez-me relembrar minha adolescência, pensar no meu filho. O que eu não sei sobre ele, sobre coisas que ele passou. Bem, respeito muito à privacidade dele e fiquei pensando: “Quantas vezes ele sofreu e não me contou nada?” Bem, não posso mudar o passado, não me arrependo de respeitar a privacidade dele. Gosto que respeitem a minha.
Já a terceira temporada foi mais chocante. O final dela me destruiu. Não vou contar o que aconteceu pois algumas pessoas podem não ter assistido, mas vou dar um leve spoiler.
No final da terceira temporada, final do último episódio ocorre um fato que incentiva os alunos que sofreram abuso sexual a se expor. Os que sofreram se mostram dizendo que são SOBREVIVENTES. Quem sofre abuso e fica vivo, realmente é um sobrevivente. Chorei tanto e só consegui junto com eles repetir. SOU UMA SOBREVIVENTE. Sou mais de uma vez SOBREVIVENTE.
Nunca tinha pensado em mim assim, sempre fingi que isto nunca tinha acontecido comigo. E sim, aconteceu, mais de uma vez. Minha família não sabe de tudo, só sabem de uma das vezes. Não tocaram no assunto comigo, me amaram, via a cara de choro da minha mãe. Não lembro direito dos meus pais nesta época, eu era pré-adolescente, nem quero lembrar, eu era muito nova. Também não quero analisar a atitude deles, pensar se deveriam ter feito isto ou aquilo, porque não sei o que eles fizeram, o tanto que sofreram e conversaram entre eles. Não sei se sem eu saber tomaram atitudes. Não importa mais. Sei que eles fizeram o melhor que eles para aquela época e que foi o amor deles que me fez sobreviver e secar minhas feridas.
Mas ao assistir 13 REASON WHY, fui obrigada deixar cair à ficha, lembrar o que aconteceu e assumir que sou uma sobrevivente foi bom e ruim. Ruim a carga desta lembrança. Bom porque sei que muitas ações minhas agora fazem sentido.  Mas porque eu fui vítima mais de uma vez?????
Fiz terapia, falei sobre isto, mas eu não conseguia lembra direito. Tudo voltou e todas às vezes. Chorei por uns dias seguidos. Passou, queria estar com dinheiro para fazer terapia novamente com a mesma terapeuta. No momento não estou podendo. Eu não me lembro do que falei na terapia e do que a minha terapeuta falou para mim, como trabalhamos isto e se trabalhamos o suficiente. Não me lembro de quase nada.
Não estou me fazendo de vítima. Sou forte pra caramba. Só agora percebo o tanto que sou forte. Não consegui escrever antes sobre isto. Assim que terminei a temporada, chorei, depois fiquei anestesiada, depois tentei analisar. Mandei WhatsApp para meu anjo e falei que precisava de um remédio para dormir. Tomei por uns 5 dias e não tomei mais.
É isto, não sei explicar o que sinto. Não sei o que fazer com o que sinto. É passado e é pesado, não vou viver em função disto.  Não me destruíram, só me derrubaram. Levantei, cambaleante, mas levantei.
Talvez eu tenha virado um Zumbi que não coma cérebro e nem mate gente.

4 comentários:

  1. Não vi a série, todos já comentaram sobre ela, mas só agora talvez eu tenha motivo forte para assisti-la. Seu relato é forte, corajoso, lindo, com autocompaixao. Não se pode esquecer, mas não alimente. Siga! Se cuide! Parabéns por sua caminhada até aqui!

    ResponderExcluir
  2. Uau! Um "Plot twist" nesta postagem!

    Comecei lendo achando que o assunto ia ser um e de repente, o negócio mudou totalmente de direção. E foi muito bem feito, parabéns.

    Eu só assisti à primeira temporada. Achei bem forte. Tanto é que eu passei 30 anos da minha vida imaginando errado como se cortar os pulsos. A série mostrou um jeito muito mais eficaz. E isto me incomodou um pouco...

    Quanto aos abusos fiquei curioso em relação à varias coisas: quem foi, como foi, idades, as situações que aconteceu, o que vc pensou na hora, o que pensa hoje, quem foi, se era conhecido, o que aconteceu com a pessoa, em como isto te afetou na vida, se não tivesse acontecido acha a bipolaridade se manifestaria, etc. Mas eu sei, como vc disse, que este é um tema difícil em se falar, então, só escreva se for te fazer bem. Tanta gente passa por isto, mas fica uma coisa tão velada (completamente compreensível que se evite falar disso) que só fica na imaginação o restante dos acontecimentos.

    Conheci o blog hoje e acho legal quando pessoas ainda escrevem blogs pq eles vão sobreviver às redes sociais.

    ResponderExcluir
  3. Não cheguei a assistir essa série justamente porque vi depoimentos de pessoas alertando que é um série com muitos gatilhos para pessoas com problemas emocionais.

    Vou acompanhar esse blog. Abraço!

    ResponderExcluir