desabafosbipolares@hotmail.com

26 de setembro de 2012

Remédios para bipolar que engordam

Não sou uma só.
Quando eu li o livro "Não Sou uma Só, diário de uma bipolar", eu dizia que eu era 3 em 1. Mas hoje estou achando que sou só 2, a eufórica e a deprimida. Não me lembro se realmente estive "normal" eutímica. Acho que cada hora um "EU" fica tentando se apossar de mim. Ou talvez eu tenha tantos "EUs": a deprimida, a suicida, a agressiva, a fria, a ninfomaníaca, a gastadeira, a desleixada. E todas de forma intensa, cada uma vive em uma fase da bipolaridade. Sei que quem é bipolar me entende.

Quem sou eu???

Ontem lendo uma site, que achei a dica no blog de algum bipolar, (não me lembro qual), li sobre os remédios que engordam. Sim, te deixam com mais fome e uns o efeito colateral é engordar. 

Tomo 3 remédios que "engordam". ATENOLOL, QUETIAPINA(quetros ou seroquel) e o LÍTIO. Que merda, como vou conseguir emagrecer assim?

Para hipertensão os que engordam:
-ATENOLOL
-PROPANOLOL
-AMLOPIDINA
-CLONIDINA

Os para a bipolaridade:
-OLANZAPINA (o pior de todos p/ engordar)
-CLOZAPINA
-RISPERIDONA
-FUMARATO DE QUETIAPINA
-SAIS DE LÍTIO
-ÁCIDO VALPRÓICO
-CARBAMAZEPINA




De 05/06, para hoje 26/09, engordei exatos 7kg. É lógico que qualquer um, principalmente mulher, sai da euforia para a depressão na primeira pisada na balança. Tenho que rever isto com meu anjo. 

Quando eu tomava bupropiona eu não tinha tanta fome, mas a bupropiona com o tempo me faz entrar em euforia. Eu amo entrar em euforia, mas as consequencias as vezes são catastróficas.

Tenho 3 hérnias de disco, não posso engordar, a coluna reclama rapidinho. Hoje eu queria ser anoréxica, mas o QUETROS me faz ter muuuuuita fome e fome de doce. Tenho que conseguir me segurar com a yoga, com minhas meditações diárias, porque tomar estes remédios não dá.




.

82 comentários:

  1. Oi gostei muito da sua matéria, me identifiquei muito, estou enorme de gorda e tb tomo quetiapina, ácido valpróico e sertalina, fora o rivotril para dormir, e essa votade de doces é muito grande, estou começando uma dieta hoje e vou fazer exercícios físicos (caminhadas) gostaria de fazer yoga me disseram que é bom, é terrível, meu problema é muito grave tenho quase tres anos da minha vida apagados vivia como louca pq me recusava a tomar remedios e aceitar a doença, perdi meus filhos meu marido minha autoestima, mas qd decidi me tratar graças aa Deus tive tudo de volta, ainda sofro sou muito deprimida ou agressiva, não tenho momentos bons ...ainda, mas estou forte e determinada a emagecer e e a ficar bem, pra mim, meu marido, meus filhos e minha família, quem tem bipolar na familia é terrivel a familia toda sofre, obrigada pelo post ajudou muito, muito legal seu blog, obrigada!!! Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati, apsar dos pesares não podemos abandonar o tratamento jamais. Vivo entre altos e baixos, sempre esperando ficar no caminho do meio. Bjks

      Excluir
    2. bom dia ,se vc pedir ao seu psiquiatra topiramato,vc emagrece ,ele tira há ansiedade e a vontade de comer doce e ainda acalma,o preço é salgado onde vc consegue mais barato é na ultra farma tá na faixa de 60 há 90 reais depende da dosage que ele passer ,eu tomo acido volporico e com o tompiramato emagreci

      Excluir
    3. Oi Marlene, vou solicitar esses medicamentos. Obrigado bj. Deus a abençoe

      Excluir
    4. Eu requisitei o topiramato mas a médica disse que ele não deixaria estável. Algum outro medico já falou pra alguém isso antes?

      Excluir
    5. tomei topiramento durante anos, combinado com antidepressivo , nesse tempo eu tomava ele p compulsao alimentar.Eu nao sabia q era bipolar e nem a minha medica kkkk. hoje em tratamento com outro medico, um anjo tb, estou com procimax, liteo, quetiapina e patz qdo necessario, estou super preocupada c o ganho de peso e o amato nao me tirava do estado louca. tirava do depressivo mas eu era mto mais louca e afetou mto a minha memoria.

      Excluir
    6. Ola, fui diagnosticada em 07/17, ganhei peso rapidamente, passei a tomar o topiramato para controlar a ansiedade e compulsao imentar, nao fez efeito em mim.

      Excluir
  2. A exatos 2 anos comecei o tratamento para TB no inicio com litio ...hj com acido valproico ... quetiapina e diazepan ...Aff fui dos meus 57 kilos para 77 ...estou super triste , fora ciatalgia e outras complicacoes devido estes 20 kilos ... e o pior e que continuo a engordar ...Aff nao sei mais o q fazer !!! sou baixinha ... sou mae e estou super indisposta como pouco e faco exercicios ... TRISTEZA DEMAIS !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo sua tristeza. A minha tristeza agora está colada ao desespero. Temos que conseguir mudar isto.

      Excluir
    2. Mas como? Eu preciso emagrecer ja foram quase 20kg e não tenho animo para me exercitar.

      Excluir
    3. Mas como? Eu preciso emagrecer ja foram quase 20kg e não tenho animo para me exercitar.

      Excluir
  3. Oi, tomo o risperidona a uma ano, engordei 10 quilos, antes pesava 49 quilos, fui para os 59, tenho 1.68 era magéririma e confesso, esta difícil emagrecer o que me deixa bastante deprimida, não ganhei mais peso, estou comendo pouco, cortei carboidrato, leite doces, refrigerante, mais acho que o que esta faltando mesmo é atividade física, acho que deveremos ter um pouco de força de vontade para se exercitar, já jurei para mim mesmo que vou entrar em uma academia e começara fazer caminhada, acho que este é o único jeito de emagrecer, tomar que dê certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa vc tem o peso q eu queria ter com a mesma altura e tá chorando??? Aff tô com 70kg isso q é desesperador afff

      Excluir
    2. Eu também engordei uns 12 kilos em 4 anos por causa da troca de remedios. E hoje estou com Depakote. Mas me parece que ele faz ter vontade comer doces. E medi minha glicimia hj e esta 140. Estou desesperada.

      Excluir
  4. Oi...
    tenho TB também. Faço tratamento há 10 anos. Apesar das dificuldades com a doença consegui fazer minha faculdade em pouco tempo, intercâmbio e morar em estados diferentes sozinho para desenvolvimento profissional. Passei por uma internação, então atrasei seis meses a facul...Comecei a melhorar com o ácido valproico...Me dava muita vontade de atacar carboidratos, mas com o tempo passou e comecei a parar de focar na questão de que o remédio aumenta o apetite...não tem jeito, temos que tomar os remédios. E eu fiquei muito tempo bem magrinha...Agora engordei um monte com cerveja uns 12 kgs e decidi emagrecer. Atualmente comecei a poucos dias com o lítio. Em 05 dias emagreci uns 2 kgs. Estou tomando bastante chá verde, agua com limão e fazendo transport 30 minutos (pq tbm não estava fazendo muito exercício). Além disso, para dar um ponta pé inicial no regime estou tomando Lipiblock. Meu médico disse que não tinha problema. Só que é bom não comer quase nada de gordura com ele, senão fica difícil chegar em tempo no banheiro. Ele elimina 30% das gorduras. Força Galera! Nós conseguimos o que quisermos. Mas é fundamental nos ajudarmos e termos determinação. Nada de se atirar na corda e deixar a auto estima desmoronar. Isso só piora tudo.

    ResponderExcluir
  5. Oi eu tenho 15 dias tomando litio, e essa fome absurda começou 4 ou 5 cias atraz, é deprimente a sensação, é muita fome, e olha eu tomo fluoxitina de 20mg , 3 pela manhã e ainda sinto muita fome pela noite e pela manhã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que estranho a minha medica disse que nao pode tomar antidepressivo junto com litio, senao causa euforia (mania). Eu nao consigo fazer exercicios por causa do peso que me causa formigamento nas pernas e no bumbum, e nao consigo fazer dieta por causa da fome imensa que sinto. Eu ja tomei a fluoxetina ha uns anos atras porque me diagnosticaram primeiro com depressao simples, tomei por pouco tempo e melhorei, uns anos depois quando tive depressao de novo tomei de novo e ai tive uma crise seria onde fiquei internada dois dias e me mandaram para casa, foi a minha primeira internaçao, nao descobriram a TB, eu permaneci na crise e tiveram que me levar para outro hospital, ai me mantiveram internada, la descobriram que eu sou bipolar e comecei a tomar os medicamentos certos, eu tinha 58 kilos para 1,61, agora estou com 80 e poucos. Estou bem chateada, nao consigo comprar roupas legais, e nem ir a praia de biquini. Estou cansada desses medicos me dizendo para fazer exercicios e dieta!

      Excluir
  6. Fui diagnosticada com tb há 4 anos quando internada por 21 dias.A principio nao aceitei o tratamento o que me levou ano depois a uma crise forte. Fazem tres meses troquei de médico, pois sentia que o meu ex-psiquiatra não passava de um vendedor de medicamento que nada agregava ao meu tratamento. Descobri com meu novo medico apos uma eletroencefalograma vigiada de uma hora(que inclusive qnd fui internada há quatro anos e diagnosticada nem sequer me pediram um exame de eletro e nem meu ex-psiquiatra) que possuo uma deficiencia fisica no cerebro na area que é responsável pelas minhas emoções. Ainda tomo acido volproico, engordei em um ano 20kg não consigo emagrecer, ele me perguntou se nao era a ociosidade deu vontade de dar-lhe um murro. Faço academia,acompanhamento com nutricionista, zumba e pilates.Tenho uma vida ativa e ainda o cara me chama de ociosa. Em fim tenho consulta com ele e vou exigir uma receita de um remedio de controle de peso. E como conselho a todos diagnosticados com bipolaridade escutem mais que um profissional, porque hoje em dia todo problema que um psiquiatra nao sabe o que é ou uma clinica psiquiatra falam que é bipolaridade, no meu caso embora meu tratamento seja semelhante não sou bipolar.

    ResponderExcluir
  7. Fui uma usuaria de crak por aprosimadamente 5 anos tive 4 enternaçao em crinicas psiquiatricas faso uso de cabamazepina, hodol ,diazepam nao tive nenhuma reaçao com qyase nenhum desses remedio sendo claro q o diazepam me ajuda muito pra dormir a noite e o capamazepina tomei durante um bom tempo mais ao passar do tempo comecei a sentir muita dor de cabeça so quando esquecia de tomar comecei achar que estava ficando visiada no capamazepina nao podia ficar nem um dia sem tomar que me dava uma dor de cabeça terivel . Nesse começo q tomava engordei muito durante esse tempo que fiquei tomando hoje ja nao tomo mais eu emagreci de novo sera q o capamazepina engorda mesmo ou e coisa da minha cabeça pesso ajuda por q bao posso ficar sem o medicamento por q me ajuda a controlar a ansiedade de usar a droga de novo hoje to livre do crak ja faz mais de 9 meses q nao uso nada nunca tinha ficado tanto tempo sem colocar drogas na minha boca o capamazepina me ajudou muito mais preciso saber se ele engorda mesmo ?

    ResponderExcluir
  8. Fui uma usuaria de crak por aprosimadamente 5 anos tive 4 enternaçao em crinicas psiquiatricas faso uso de cabamazepina, hodol ,diazepam nao tive nenhuma reaçao com qyase nenhum desses remedio sendo claro q o diazepam me ajuda muito pra dormir a noite e o capamazepina tomei durante um bom tempo mais ao passar do tempo comecei a sentir muita dor de cabeça so quando esquecia de tomar comecei achar que estava ficando visiada no capamazepina nao podia ficar nem um dia sem tomar que me dava uma dor de cabeça terivel . Nesse começo q tomava engordei muito durante esse tempo que fiquei tomando hoje ja nao tomo mais eu emagreci de novo sera q o capamazepina engorda mesmo ou e coisa da minha cabeça pesso ajuda por q bao posso ficar sem o medicamento por q me ajuda a controlar a ansiedade de usar a droga de novo hoje to livre do crak ja faz mais de 9 meses q nao uso nada nunca tinha ficado tanto tempo sem colocar drogas na minha boca o capamazepina me ajudou muito mais preciso saber se ele engorda mesmo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, mesmo que engorde, com certeza é melhor do que voltar ao crack. Engordar é o de menos. E se você não tiver restrição fisica, faça caminhada, natação, academia, reeducação alimentar, ou coisa parecida. Boa sorte.

      Excluir
  9. Nossa eu vi os comentarios com o ácido valproico que engorda muito o médico me receitou hoje ah mais nao tomo nunca eu tive dois infarto final do ano passado ja engordei muito com as medicação que tomo pro coração.

    ResponderExcluir
  10. Nossa eu vi os comentarios com o ácido valproico que engorda muito o médico me receitou hoje ah mais nao tomo nunca eu tive dois infarto final do ano passado ja engordei muito com as medicação que tomo pro coração.

    ResponderExcluir
  11. Também estou nessa... 15kg em um mês. Ácido Valproico (750mg noite);
    Amitriptilina (25mg noite); Fluoxetina (40mg dia).
    Estou super bem com relação ao psicológico, o que faz com que não queira "mexer em time que está ganhando". Minha dúvida é: Este remédios engordam porque aumentam o apetite? Ou engordam mesmo se eu começar a comer pouco? Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm... Engorda e muito... Infelizmente todos podem engordar... Uns mais... Outros menos.

      Excluir
  12. Olá, boa tarde! Também sofro de transtorno afetivo bipolar, minha psiquiatra mudou recentemente minhas medicações e prescreveu Carbonato de Lítio 300mg (3 comprimidos ao dia), Depakote 500mg de 12/12h e Zargus 1mg na hora de dormir...Estava lendo os relatos e estou com muito medo de engordar, tenho complexo por ser gorda a vida inteira, se eu começar a engordar por causa das medicações vou acabar surtando e piorando o meu estado...estou com 60kg, mas vivo de dieta e com neuras sobre o meu corpo, no início da minha adolescência iniciei um quadro de anorexia nervosa e isso me atormenta até hoje, estou desesperada...Será que se eu comentar com a minha psiquiatra sobre isso ela muda meus remédios? Todos os antipsicóticos engordam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse você conversaria com sua psiquiatra sim.
      Uns engordam mais que ouros. Mas cada organismo é de um jeito né? Para mim é um problema...

      Excluir
    2. Já testei vários remédios. Estabilizador de humor que não engorda é a lamotrigina, mesmo nas doses mais altas ela não engorda, nem aumenta o apetite. Antidepressivo que não engorda é a bupropiona (principalmente no início do tratamento ela emagrece). Tomo os dois remédios, não são ótimos como o litio, depakote, carbazepina... mas vc não engorda, o lance é ver o custo beneficio.

      Excluir
    3. Lamotrigina pra mim subia para fase mania. Infelizmente tive que mudar pois realmente ele não engorda. Todos os demais diminuem o metabolismo basal inclusive a tireoide deve ser controlada periodicamente

      Excluir
  13. olá bom dia fiquei muito feliz com seu poster.fui diagnosticada com transtorno bipolar faz 2 anos primeiro por medico do sus nao me conformei e procurei um pisquiatra particular contei tudo e como me sinto e fui otil agrasseiva .o medico me passou onlanzapina , voltei para casa e nao tomei porem comaçava todos os problemas de querer ficar sozinha nao enfrentar o mundo lá fora se trancar e a pior parte inconstancia irritabilidade e troca troca de aparelhos celulares nots etc.. comprava com 8 dias tinha que vender e comprar outros e .. por ai vai sem falar em ser uma mulher insuportavel pelo menos é assim que as pessoas me tem . e a choradeira ,, pensamentos de mortes planejamentos de como me mataria sem dor etc,, essas coisas orriveis, ai passa ,,,, um bom tempo volto ao normal serena amavel educada criativa etc,, mas confesso fiz minha mae sofrer muito atolei ela nas dividas e foi quando percebi que alem de mim existia outra de mim numa só mente, então penssei vou voltar ao psiquiatra particular pedi descupas pela ignorancia da outra vez rs e desabafar como na real me sinto então fiz a consulta contei que do tempo que fui diagnosticada com tb nunca tinha colocado nem um remedio na boca que todas que foi comprado todas foram pro lixo.mas que estava precisando da ajuda dele urgente.. então falei para ele que devido alguns medicamentos que eu vinha usando ha 4 anos atras eu estava muito gorda e tenho medo de usar os tais medicamentos e ficar pior.ele me escutou e falou que tenho quadro esquizo afetivo com bipolar acho que siclica algo assim, e me passaou lito olanzapina . sai do consultorio na certesa que iria fazer uso dos tais medicamentos .minha mae eu nos duas compramos o que nao saiu nada baratinho porque uso frontal para dormir. e quem disse que eu tomei as cixas estão todas lacradas , agora penssem estou atualmente com 100 mkilos vou usar um medicamento desses vou ficar com quantos quilos? primeiro estou relutante em aceitar doença segundo nao consigo aderir o tratamento os remedios, ja nao sei o que fazer pois fico mentindo para minha mae o que me faz senti muito mal, e os altos e baixos continuam,peço ajuda de vcs pois nao sei sinceramente o que faço. e com isso so perdas..tristezas isolamentos distanciamentos das pessoas , relacionamentos começo muito bem mais eu mesma sei que sou a causadora do terminio. tenho 40 anos mais tenho lembrnças que desde meus 32 anos estou assim e dai para pior . agraço por vcs lerem peço que me ajudem de alguma forma pois tenho medo que numa dessas mudanças eu de um fim a minha vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me passa seu whats pra gente conversar

      Excluir


    2. Fui diagnosticada TB em 1999, após sair de uma depressão grave e partir pra uma crise de euforia. Tinha 29 anos na época e pra mim tomar qualquer comprimido era raro. Não sentia sequer uma dor de cabeça. Imagine quando me passaram vários remédios para depressão. Eu lia e relia aquelas bulas enormes com medo de tomá-los. Tive de passar por três psiquiatras pra aceitar o tratamento de uma médica que me inspirou confiança. Na primeira consulta eu nem falava de tão mal que estava, minha cunhada que me acompanhava que explicou como eu estava pra doutora. No início foi muito difícil, eu tinha que viajar até onde a médica médica ficava e passar muito tempo longe de minhas filhas e meu marido e sofria com isso. Depois de um tempo e algumas trocas de medicação eu estabilizei meu humor. Assim já se foram 15 anos. Eu engordei mais de 30 kilos, já passei por várias crises depressão e outras de euforia ao longo desses anos, mas cada vez elas vêm mais leves. Já tomei vários tipos de controladores de humor e antidepressivos. O que mais deu certo e que me manteve mais tempo estável foi o depakote. Hoje tomo depakote em conjunto com amato. E como tive queda do humor estou agora como a bupropiona.
      Me sinto triste com meu peso também
      Mas sobreponha a essa tristeza com p pensamento de melhor estar acima do peso bem e com forças pra lutar do que magra , deprimida no fundo de uma cama.

      Excluir
  14. Olá, faz um ano e meio que fui diagnosticada com transtorno bipolar. Na época que iniciaei tratamento com Carbonato de Lítio (300 mg - 2 comprimidos por dia), Hemifumarato de Quetiapina 25 mg e Rivotril 0,5 mg, eu pesava 68kg, estava magérrima pros meus 1,75m de altura, na época estava eufórica e me sentia coma a autoestima nas nuvens. Em dois meses meu psiquiatra aumentou a dose para 4 comprimidos de 300 mg por dia, minha vontade de comer doces triplicou, um ano depois do tratamento engordei horrores, a balança estava mostrando 81kg, mesmo eu fazendo Muay thai, caminhadas, volta e meia tomava chá verde ou suco verde e o meu psiquiatra ainda acha que sou uma pessoa ociosa mesmo trabalhando e se cuidando, é muito triste perder calças e camisas por causa de remédios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os remedios provocam a retenção de líquidos é por isso que mesmo fazendo essas atividades físicas vc não perde peso. A retenção de liquido provoca enchassu e consequentemente uma alteração física e aumento do peso. É para diminuição dos líquidos é necessário uma alimentação rico em potássiogurte.

      Excluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite comecei a tomar Ácido valproico 250 ml gostaria muito de saber se ameniza os sintomas tenho ataque epiléptico parcial mas tenho muito medo de. Engordar obrigada dês de ja aguardo resposta beijinhos e Boa sorte a todos

    ResponderExcluir
  17. Gente vamos la, acido valproico e fluoxetina sao nossos tratamentos. Oucam um bp experiente! A medicacao junto com a terapia sao tratamentos indispensaveis Pro Resto de Nossas Vidas! Ja passei por todas as fases acima descritas. Amigos convenhamos, tambem engordei, no entanto confesso que acordava de madrugada para comer doces e nao alface... tudo depende de nossas escolhas. Aceitem o tratamento e eviten perder uma decada de suas vidas como eu vi passar na minha! Tratamento eh um bem comum a nos e aqueles q nos rodeiam.
    Minha mente se abriu muito desde q li "transtorno bipolar o q eh preciso saber - david j miklowitz phd. M.books".
    Muita luz em nossos caminhis!

    ResponderExcluir
  18. Tenho TB e TOC. Tomo Risperidona 4mg ao dia. Valdoxan. Lamotrigina. Ritalina e de SOS o rivotril.

    Engordei 5 Kg, mas me parece retençao de líquido e nao aumento de aperite. Alguem sabe se a retencao de líquido é possivel com a risperidona?

    Julio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, porém se você tomar tipo na hora do café, almoço ou jantar ou uma a cada refeição um comprimido de 1000 a 1400 mg de "dimalato de magnésio" você vai regular seu metabolismo. O mesmo não acontece com a quetiapina, pois a quetiapina mexe com a tireóide tamvta daí o magnésio não interfere nessa questão,mas na risperidona e certeza! O único coadjuvante que não te deixa engordar daí fica assim: 100mg de topiramato pela manha, 100mg de topiramato à noite com 2mg de risperidona e 1350de e magnesio dimalato com alguma refeição. E tiro e queda! Sua bipolaridade está controlada e você não engorda nem retém líquidos. O magnésio é um santo suplemento para saúde!

      Excluir
  19. ademir 20/10/2016 02.3920 de outubro de 2016 às 01:42

    tomo2clonazepan 2mg 3amipitritilina25mg 2 litio 300mg ha6 anos sempredormibem masde uns dias pra ca nao consigodormir mais direito sodou umascochiladas no outrodia levantome controlando para naome irritar

    ResponderExcluir
  20. oi bom dia sou bipolar e tomo carbamazepina de 200mg, quetiapina de 25mg e clonazepan de 25mg tudo isso a noite e carbamazepina de manhã.sinto coisa estranhas na cabeça. gostaria de saber se minha medicação esta certa.

    ResponderExcluir
  21. oi bom dia sou bipolar e tomo carbamazepina de 200mg, quetiapina de 25mg e clonazepan de 25mg tudo isso a noite e carbamazepina de manhã.sinto coisa estranhas na cabeça. gostaria de saber se minha medicação esta certa.

    ResponderExcluir
  22. Passo por tudo isso há anos. Perdi a conta de quantos médicos já consultei pelo SUS, plano de saúde e particulares. Já tomei todos os tipos de remédios terminados com "ina", "ona", "am" e tantos outros. São 30 quilos a mais numa pessoa de 1,55m de altura, sem contar as idas e vindas dos quilos, as estrias, um guarda roupas lotado e parado, já que nada serve. Meu emocional está tão comprometido que engordo só por respirar, já que não tenho essas crises loucas de ataque à geladeira. E ainda ouço que preciso fazer exercícios. Já tenho problemas físicos de todos os tipos, já que eu organismo não suporta tanta carga extra. Falar, como os médicos falam, é fácil. Só quem sente isso na pele é que realmente entende...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamotrigina converse c seu medico

      Excluir
    2. Me identifiquei muito com O seu depoimento. Parece até que fui eu que escrevi. Abraços e boa sorte pra nós.

      Excluir
  23. Olá tenho TB e transtorno de personalidade, fui diagnosticada a um ano, passei 7 dias internada, numa crise de mania. Tomo muitas medicações e engordei muito, mais de 10kg. Gostaria de saber se existe algum remédio que ajude emagrecer. Sinto-me horrível. Concordo com o post de cima, só sabe quem tem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se existe. Vivo na luta com a balança por causa dos remédios.

      Excluir
    2. o aumento de peso nao se deve a medicacao. A propria doenca e que engorda.fatores geneticos . A propria depressso aumenta o peso.toda doenca mental aumenta o peso .a culpa nao e dos remedios e sim a propria doenca bipolar faz a pessoa engordar.

      Excluir
    3. Me trato para TB a 11 anos e engordei 20 kg. É desesperador, pois com a idade que vai chegando e essa dificuldade toda para emagrecer... pra piorar, os maridos quanto mais velhos, mais lindos!!! Mas há um ano conheci uns produtos 100% naturais que estão me ajudando muito a tirar a ansiedade por carboidratos e doces, bem como inibir a fome. Em 8 meses perdi 10 kg. Estou muito feliz. Se alguém tiver interesse, pode pedir pela Internet como eu fiz. O endereço é www.actittud.com.br/shop/giovana

      Excluir
  24. oi, eu tomo olanzapina 5mg 3cp a noite e depakote 500mg 1cp de manhã e um de noite. nossaaaaaa sinto muita fome!! é uma coisa fora do comum... não paro de comer etc etc. tenho problemas com peso porque tenho transtorno alimentar(bulimia) e os remédios estão piorando a situação... e pra ajudar tenho consulta somente em agosto com o médico aff

    ResponderExcluir
  25. Olá, gostaria de uma ajuda com uma informação. Minha irmã foi diagnosticada com Transtorno Bipolar mas nunca fez o acompanhamento devido, ela tem sido bem dificil. Após a ultima crise, conseguimos levá-la ao medico, ela está tomando Litio e diazepan, mas não melhorou em nada, parece que fez foi piorar. O Litio sozinho nao funciona? precisa ser associado a algum outro como risperidona para acalmar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um responde a medicação de forma diferenciada. Se não fizer efeito tem que informar ao médico para ele ajustar a dose ou trocar a medicação. Mas geralmente demora no mínimo 15 dias para começar o efeito esperado.
      Tenho algumas amigas bipolares, nenhuma de nós usa a mesma medicação. Umas não se adaptaram ao Lítio, outras não fizeram o efeito desejado. O médico foi revendo até conseguir o efeito necessário.

      Excluir
    2. Obrigada. O medico acrescentou risperidona, ela agora está tomando risperidona, litio e diazepan. Melhorou um pouco.

      Excluir
  26. a pisiquiatra me receitou quetiapina e topiramato,li alguns comentarios e fiquei na du vida,abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tomei os 2 juntos. O topiramato me foi receitado por causa do seu efeito colateral que é emagrecer e diminuir a fome. Deu certo por um tempo.

      Excluir
    2. Oi vc toma o topiramato quantas vezes ao dia?
      Eu tomo o cabolotium e depakene
      Também estou engordando

      Excluir
    3. Ola
      Qual horário e quantas vezes ao dia vc toma o topiramato .
      Vc toma depakene e carbolitium?

      Excluir
    4. Oi será que pode tomar carbolitium depakene e topiramato p emagrecer?

      Excluir
  27. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  28. Fiquei meio "desesperada" em ler que ninguém conseguiu manter o peso depois que começou com essas medicações. Eu não quero voltar a ser quem eu era sem medicamento, psicologicamente é terrível ser bipolar. Mas imaginar que posso ter um peso muito acima do normal também é meio desesperador. Será que só mantendo uma alimentação bem regulada é possível manter o peso ou vai ser dieta+exercício pra sempre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei responder, mas acho que dieta e exercício para sempre, para quem consegue fazer é bom para a saúde física e mental também. Boa sorte na sua luta.

      Excluir
  29. Estou igual , tomando fluoxetina , clonazepam , haldol e volproato de sódio . Tenho TAB , pego pesado na academia e corro 40 mim todos dias . Faço um esforço incrível para manter a forma , treinava para ser fitnes mas com cinco anos de tratamento vir pouca melhora na doença e destruição total na minha vida social . Hoje luto e me esforço além do que sou capaz para achar o equilíbrio entre cuidar da mente e do físico . O que sei é que a vida morre e ficamos assistindo o dia a dia da destruição.

    ResponderExcluir
  30. Faz 10 anos que fui diagnosticada com TB. Já tomei vários tipos de remédios e engordei com todos, menos com Topiramato associado a outros.

    ResponderExcluir
  31. Ola meu nome é keyla nunca me imaginei conversando num grupo sobre Tb mas aqui estou tenho 37 anos a 5 anos atras descobri q eu estava com endometriose profunda ja no grau 4 logo depois fiz uma cirurgia longa foram retirados meu utero ovario minhas trompas um pedaço do meu intestino fiseram secçao no reto e na minha bechiga e as dores q eu sentia passaram dando lugar a mil outras dores algumas profundas q doi na alma com a depressao sindrome do panico e Tb tudo muito dificil. Essas mulheres q vivem dentro de mim cada uma quer uma coisa diferente, cada uma age de forma diferente e as vezez elas me enlouquece. Tive uma crise a 2 meses atras e quase perdi meu marido ver ele meus filhos minha mae e minha irma querer me enternar foi muito duro mas graças a Deus eu encherguei q seria o melhor para ter eles comigo entao fomos ao psiquiatra porem ele nao quis me enternar disse q primeiro tentaria umas medicaçoes diferente das q eu tomava antens ( fluxetina simbalta) e me resseltou 1 dekapote de 500 a noite 1 de 250g de manha junto com 1 exilex de 10g melhorei muitoooo... Estou muito feliz as vezez me vem um coisa como se tudo quisesse voltar tipo como se todas as coisas ruins estivessem na minha porta empurrando com força eu forçando do outro lado da porta pra nao deixar entrar uma guerra! Mas logo venso logo passa🙌 porem engordei 4 kg e eu ja estava acima do peso pois tenho 1,55 e estava com 74kg sempre tive 59... 60... No maximo chegava 67 quando mi achava gorda e ai agira estou com 78kg faço reeducaçao alimentar tomo sibutramina de 15mg faço musculaçao e aerobicos e nao emagreço e o pior muita gordura localizada na barriga e baços.

    Entrei aqui pesquisando sobre meus medicamentos para saber se engordava ja vi q simmmm kkk comprovadamente tambem ja vi q nao tem muita soluçao mas nao vou desisti!! Adorei ter conhecido mesmo q dessa forma e circunstancias q estamos Adorei ter conhecido vcs!! É como se eu nao estivesse so nessa luta mental louca!! Viu deixar meu cel quem quiser entrar em contado para conversar e se tiver algum grupo sobre nossas doenças me coloque nele por favor! (27) 99812-9968 Fiquem com Deus!❤💋🙌

    ResponderExcluir
  32. Olá pessoal!! Tem um ano que estou em crise depressiva. Desde criança eu sofro com essa doença e nunca tive um tratamento adequado. Agora aos 34 anos, estou em uma crise que não passa. Ano passado iniciei o tratamento com quetiapina,velanfaxina e clonazepam. Durante um tempo estabilizei um pouco,voltei pro trabalho, mas dormia MT e bebia também, meu comportamento era meio louco, só zoação. E depois de um ano tinha engordado 5kg. Fiquei MT chateada e fui pra academia. Aí engordei mais 2kg. E não tem nada q diminui. Fiz tratamento em spa não perdi uma grama. Procurei endócrino e ela só me passou uma dieta pra comer mais do que já como. Mesmo com os remédios, sempre consegui me alimentar pouco, tinha época q nem tinha apetite, e quando tinha eu me controlava bem. Mesmo assim nada. Mas como estava sempre tendo recaídas, tive q procurar um novo psiquiatra e ele me passou lamotrigina, já no primeiro dia os efeitos colaterais foram pesados eu senti q o remédio me provocava surtos, eu me sentia no fundo do poço e com alto grau de ansiedade. Avisei o médico e ele me obrigou a continuar q ia passar. E eu só pensava mais um dia com esse remédio e eu suicído. Então eu senti q era impossível continuar tomando. Então revoltei e larguei tudo de uma vez. Foram os piores dias da minha vida, meu corpo parecia doente eu só queria morrer. Fiquei totalmente incapaz de realizar qualquer atividade. A depressão veio com tudo. Depois de duas semanas, senti que desintoxiquei, fiquei mais de uma semana diminuindo os efeitos com dorflex, fitoterápico, dramin pra dormir e antinflamatorios. Até q parei de sofrer pela falta do remédio e comecei a sofrer pela depressão em si. Tem sido horrível, achei q conseguiria me sustentar sozinha mas to cada dia pior, muita irritabilidade, oscilação de humor, mania, agressividade e tem horas q me machuco pra disfarçar a dor interna. Penso MT em suicídio, penso quase como a realização de um sonho, mas por causa das minhas filhas não posso morrer. Sinto q parece um castigo ser obrigada a viver pra não causar mais dor e sofrimento nas pessoas q me amam. Marquei uma consulta com neurologista essa semana pq gostaria de fazer uma tomografia pra ver se tem algo físico errado na minha cabeça q não funciona direito. No fundo eu amo a vida mas não vivo da forma q eu queria viver. Agora estou em dúvida se volto a tomar medicamentos, pq não suporto os efeitos colaterais e não quero engordar mais. Acho q engordar só piora a depressão e a falta de auto estima.

    ResponderExcluir
  33. Nossa, como te entendo! Passei por fases exatamente iguais a sua. Hoje estou bem estabilizada, não só por causa do tratamento q nunca abandonei, mas atribuo muito a meditação da Sahaja Yoga. Meditação hoje para mim é um remédio que tomo 2 vezes ao dia por 10 a 15 minutos. Não desista de você. Te entendo, você não está sozinha nesta, somos muitos lutando diariamente com esta doença. Viva um dia de cada vez e espere sempre sabendo que a fase boa volta, mesmo que por algum tempo apenas. Paz e Luz. Namastê.

    ResponderExcluir
  34. ...ao engordar chegam novos problemas como gordura no fígado, hipertensão, colesterol alto, diabete etc. Então de que adianta estabilizar o humor e estragar a saúde física? É válido sim / é necessário sim tratar a depressão mas sem adquirir novos problemas. Então o médico precisa ter essa atenção e cuidado com o paciente.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde!
    A um ano atrás larguei meu tratamento e voltei agora, sou diagnosticado com TAB e sofro de ansiedade, eu estava numa eufórica que pra mim era boa pois não existia depressão, mas vivia num mundo imaginário que tudo era bom, e acabei esquecendo de algumas responsabilidade importantes, enfim sou casado e tenho 2 filha e estou disposta a me tratar para uma qualidade melhor pra mim e para minha família.
    Meu medico passou CARBOLITIUM 300mg 2 x aodia + fluoxetina 20mg 2 x ao dia, E tanto remédio ai fiquei na duvida de tomar tudo alguém já tomou essa combinação ? Estou mega assustado pq estou tentando de tudo pra emagrecer e lendo os comentário vi que carbolitium engorda e da outra vez eu engordei mesmo e meu medico disse que não era pra engordar kkkkk mas eu fico ansioso e como talvez essa fluoxetina ajude nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fluoxetina é usada bastante para ansiedade e ate para quem faz dieta. Já me receitaram, só que meu médico disse que para mim não funciona pq corre o risco de me fazer ficar hipomaníaca. Não lembro se isto já aconteceu, mas quando fui a uma endocrinologista que quis me receitar fluoxetina ele foi categórico em proibir. Mas cada caso é um caso.

      Excluir
  37. * O Topiramato NÃO É estabilizador de Humor.
    Só Funciona em Compulsao Alimentar e para combater colaterais de Remedios estabilizantes que Aumentam o peso.
    Atualmente Só existem Esses medicamentos para bipolar :
    Divalproato
    Litio
    Quetiapina
    Carbamazepina
    Aripiprazol

    Podendo usar oxcarbazepina...
    Repetindo :
    Topiramato Não é usado pra transtorno Bipolar em monoterapia.

    ResponderExcluir
  38. Tomo a 15 dias e não sinto fome o cabo

    ResponderExcluir
  39. O que engorda horrores mesmo que pude constatar gente é a maldita quetiapina. Dois meses tomando para testar em harmonia com o topiramato mas vou te contar, essa ganha da risperidona, do lítio e desses outros. E olha que tomei só 50 mg a noite.

    ResponderExcluir
  40. Engordei 13kg em 2 anos. Estou imensa, quase na obesidade. Não como muito, mas não adianta. Por outro lado, meu humor tá estável, as crises estão mais raras e consigo levar uma vida menos dolorosa. Infelizmente, tem esses efeitos colaterais horríveis, mas fazer o quê.

    ResponderExcluir
  41. Tenho esquizofrenia comecei há alguns dias a tomar acido valproico e perdi totalmente o apetite.ja perdi 5kg

    ResponderExcluir
  42. Pelo que vejo nos comentários a maioria é de mulheres então venho aqui fazer um relato de um homem, tenho 22 anos e desde os 15 anos sofro com depressão comecei a me medicar e tomava escitalopram a partir dessa época sempre gostei de treinar musculação 5x na semana e fora correr cheguei a ter um peso de 84 quilos com 1,80 de altura uma boa massa muscular e 15% de gordura. Aos meus 21 após ter feito um tratamento de estimulação eletromagnética transcraniana( visando curar depressão) desenvolvi virada maniaca ou seja me descobri bipolar tive que ser internado por que o meu estado era horrível e pra piorar não acertavam os remédios. Até que comecei a tomar depakote e lítio o que me fez sair do estado de mania e voltar ao normal. Até aí tudo bem o problema é depois que passei a tomar esses remédios ganhei 26 quilos em 30 dias, e por incrível que pareça com a mesma quantidade de comida que eu sempre comi e tentando manter minha rotina de atividades físicas intensa como sempre e mesmo assim só continuava engordando nesse tempo. Não sei mais o que fazer pois a dieta que devo fazer é muito reduzida em carboidratos e nunca precisei comer poucos carboidratos já tentei fazer dieta e não perco peso com facilidade alguma e sim com muita dificuldade. Com isso toda minha auto estima e disposição foram para o saco. E o meu medo é de ser assim pro resto de minha vida pois não posso parar de tomar esses remédios.

    ResponderExcluir
  43. Oi. Estou tratando a bipolaridade a 1 ano e 6 meses.No primeiro ano eu engordei 16 kg mas andando de bicicleta, 15 km por dia consegui perder o peso. Mas como o médico tirou o meu remédio e acabou colocando de novo. Pois eu não conseguia viver sem o litio e onanzapina e acabei engordando mais 19 kg de novo nesse ano. Como estou tomando muito remédio não consigo emagrecer. Ando 24 km de bike e não perdi mais de 3 kg. Ainda faço dieta.

    ResponderExcluir