desabafosbipolares@hotmail.com

1 de abril de 2014

Família de depressivo,

Solidão em família


Esta semana saiu no Fantástico uma reportagem do Chico Anísio e quem teve a ideia da reportagem e fala durante o programa é meu ex-médico Dr. Antônio Geraldo. Não trato a muito tempo com ele pois encontrei um anjo para cuidar de mim.

Reportagem até interessante, superficial demais como sempre, mas boa. Mostrar famosos produtivos, vítimas desta doença pode fazer diminuir o preconceito. Mas o problema maior é a desinformação, a falta de cultura (ignorância) sobre o assunto. Mas isto eu já desisti.

Enfim, enviei o vídeo para meus familiares próximos pedindo para quem não viu a reportagem assistir, com uma pequena explicação da importância do que o Chico Anísio falou.

Ninguém respondeu. Minha família vive conectada, com celular na mão, até minha mãe. Eles tem esta reação. Se a palavra Depressão e meu nome estiverem no meio do assunto eles se fazem de cegos, mudos e surdos. Não entendo. Nunca tive ajuda deles. Todos são instruídos, educadores, tem psicóloga e blá blá blá...

Ninguém me pergunta como estou, acho que com medo da rsposta, medo de ter que ajudar ou de me ouvir lamentar. Eu não faço isto. Fiz no passado.

Quando fiquei 20 dias, isolada em casa ano passado, só meu pai me ligou e uma sobrinha mandava SMS.

Meu filho é filho único, antes tinha pena dele porque no futuro não teria a quem recorrer. Mas tenha irmãs e sempre estou só, me virando sozinha ou alguma amiga me socorre.



Mas se for outra doença, todos ligam, me levam ao médico. Vai interder. Queria uma explicação para isto. 

Socorro, não se pode ver a minha dor mas por dentro estou doente e quebrada. Sinto dores agudas na alma. Meu corpo reflete esta dor em forma de fibromialgia. Se depressão causasse feridas na pele as pessoas agiriam diferente? Não precisam me ajudar, tenho meu anjo (psiquiatra), só quero respeito e compreensão ou me deixe em paz no meu casulo até eu resolver sair novamente. Não atrapalho ninguém, só a mim mesma.

Eis o vídeo:






.

9 comentários:

  1. Ola amiga, vc usa que medicação? nao faz efeito? comecei a tomar procimax em janeiro, começou a fazer efeito, mas agora estou tendo umas recaidas...achei que o antidepressivo ia dar jeito mas parece que essa doença ta na alma....de qualquer jeito ajudou um pouco. fique bem e lembre-se que vc nao esta só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou usando Venlafaxina 112,5 mg e 900 mg de Carbolítio. Desta vez etá mais difícil sair desta, meu médico vai devagar com a dosagem com medo de me jogar na euforia.

      Excluir
  2. nossa, minha família é exatamente assim...:(
    hoje, até aceito melhor isso, e me refugio em bons amigos e no meu marido e filho. mas minhas irmãs e minha mãe, afff nem penso em contar com elas!

    beijosss

    ResponderExcluir
  3. RSR, tudo bem? Vejo um amigo bipolar se queixando muito, percebo e é notável o incomodo que ele passa, falei sobre alguns medicamentos e os que ele toma são diferentes dos mais recomendados. Passei algumas informações para que ele solicite a troca de remédios. Vc toma lítio, certo? Vc faz exame de sangue e de tireoide para dosar a quantidade de lítio ideal para seu organismo? Pois li que é necessário fazer esses exames. Bjos e fique bem, gostei muito do seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, faço uma bateria de exames 2 vezes ao ano, sem falta. E check-up anual; ginecologista, cardiologista... e o que for necessário. Tudo perfeito!!!

      Excluir
  4. Bem, o médico chegou a classificar seu tipo? em tipo 1, 2 ou II ou ciclotimia, enfim pq tem que diferenciar isso tbm pelo que estava lendo nos sites especializados.. Desejo vc bem e sempre em foco pra se sentir feliz. Abraços e ótima noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estas coisas eu deixo com meu anjo, não faz diferença para mim. Obrigada, bom dia. Bj

      Excluir
  5. Oi eu gosto de um rapaz bipolar, e ele disse ter interesse por mim mas sabe das condições que a bipolaridade pode passar, com atos ou palavras. Eu o acho carismático mas também percebo os momentos depressivos, então fica esse impasse e gostaria de ajuda-lo, sem querer chatea-lo, eu tenho lido livros de ajuda. Qual sua opiniao na questão amorosa? Vc sente alguma dificuldade de relacionamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Bruna, fui casada por 13 anos e depois tive um relacionamento por 5 anos. O casamento foi muito bom, no começo foi afetado pela bipolaridade, mas eu não sabia portanto não tratava o problema.

      Após ser diagnosticada e tratada corretamente, tomando a medicação certinha, indo ao psiquiatra no tempo certo, não vejo problemas. Meus relacionamentos não acabaram por causa da bipolaridade, fui feliz nos 2 relacionamentos longos que tive, mas, o fim chegou. Não sinto dificuldade.

      Mas cada um é diferente. Mas eu, no minha humilde opinião, se o bipolar é tratado corretamente, dá para levar a vida normal, tanto amorosa quanto profissional. Se eu não falar que sou bipolar, as pessoas não percebem. Só a família e amigos íntimos que sabem, é que percebem as variações.

      Excluir