desabafosbipolares@hotmail.com

13 de junho de 2011

Café X Bipolar

Sempre tive dúvidas do porque eu não devo tomar café se eu eu as vezes não tenho vontade, nem coragem, nem energia para sair da cama. Se café me estimula... nunca engoli as respostas que recebi de médicos e de qualquer pessoa, ou por ser burra ou porque eles não se fizeram entender por usarem nomenclaturas médicas. Ou até mesmo por não querer entender.

Geralmente não tomo café, mas ultimamente só estou conseguindo me manter trabalhando até de tarde tomando café.

Aí lendo um post do Breno, do blog M a s t i g a n d o   E s t r e l a s http://mastigandoestrelas.blogspot.com/ , ele tocava no assunto, e eu perguntei porque não podia usar café. Amei a resposta e acho super útil deixá-la aqui, porque eu compreendi perfeitamente agora, e compreendi as consequências também.

Não, eu não quero levar meu corpo além do que ele está suportando, sou bipolar, não burra. Quero melhorar, e não piorar ou me levar a uma depressão e a mais um atestado médico.

Aí está a resposta maravilhosa dele.

"Mas ok, agora me deixe responder sua pergunta. Vc perguntou por que deveria evitar o café, não foi?

Na verdade, não exatamente o café, mas a cafeína é um estimulante. Álcool em pequenas quantidades tb é estimulante. Eles interferem no humor, e o TAB, como vc sabe, é um transtorno do humor.

Agora, talvez vc pergunte por que não posso recorrer a esses estimulantes (álcool, café...) se estou deprimida e quero me sentir melhor... Bem... imagine um cavalo q percorreu quilômetros e está exausto, quase "morto". Se vc o estimula com chicotadas, ele até anda um pouco mais, mas não é uma boa ideia...

Dar estimulantes a quem, de algum modo, quer um "descanso", é como dar chicotadas num cavalo cansado! Veja: vc falou em hipersonia. Se isso é decorrência do TAB, como provavelmente deve ser, significa q sua mente está pedindo um "descando" e vc atende o pedido de sua mente dormindo mais. Porém, se vc recorre a estimulantes como álcool ou café, vc está fazendo o contrário, tentando dar uma chicotada, ainda q de leve, em sua mente...

Além do mais, se vc já está controlando o humor com remédios, quer dizer q estimulantes como álcool e café podem fazer uma grande diferença no resultado final... Se os remédios já interferem no seu humor, será q vc vai querer outras substâncias fazendo a mesma coisa?

Os remédios tem quantidade, horários, etc., tudo afinado o máximo possível com o seu caso, e são prescritos por um profissional... Mas e o álcool e o café?"

10 comentários:

  1. Nossa cafeina acabaria comigo se tomo um pouco de café já fico agitado. Não euforico mas fico com medo de entrar em mania. Por iss evito café, chocolate, coca-cola, cha-mate... nhan nham faz falta =\

    ResponderExcluir
  2. Realmente fantástica a resposta do Breno, tão fantástica quanto ao Blog dele.

    ResponderExcluir
  3. Uouuuu!!! Também nunca tinha visto por esse lado... talvez agora eu evite o café... ou não... rsrs (Viciada)))))
    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  4. RSR, realmente tem que evitar, procure outras fontes de energia, que seja natural, e evite café, coca-cola, guaraná, cafeínas em geral etc!! Torço sempre por seu bem!! Bjos

    ResponderExcluir
  5. Tenho transtorno bipolar e o café me faz muito bem. Acho que melhora as vezes até meu estado de depressão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que estou sentindo melhora com o café agora. Depois que parei de tomar fiquei muito letárgica. Mas quando estou com insônia e muito agitada eu evito. Mas só o prazer que sinto em toma-lo, me faz bem. :)

      Excluir
  6. Quando tomo café de manhã não sei o que acontece, fico muito agitada, meu humor fica ótimo, fico até mais comunicativa, as pessoas até se irritam porque eu falo até demais kkkk eu já falo mt com café é tipo uma matraca.

    ResponderExcluir
  7. Porém eu acho q meu estomago reage a toda essa agitação kkk porque me deixa mais ansiosa se eu tenho que sair pra fazer algo já fico pensando tipo pra comprar um pincel eu ja fico omg kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. O café me ajuda a diminuir o sono pela manhã, provocado pelo medicamento usado à noite. Ainda não percebi se me deixa agitada.

    ResponderExcluir
  9. Uau que excelente analogia otima explicacao parabens!👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir