Quando eu li o livro "Não Sou uma Só, diário de uma bipolar", eu dizia que eu era 3 em 1. Mas hoje estou achando que sou só 2, a eufórica e a deprimida. Não me lembro se realmente estive "normal" eutímica. Acho que cada hora um "EU" fica tentando se apossar de mim. Ou talvez eu tenha tantos "EUs": a deprimida, a suicida, a agressiva, a fria, a ninfomaníaca, a gastadeira, a desleixada. E todas de forma intensa, cada uma vive em uma fase da bipolaridade. Sei que quem é bipolar me entende. Quem sou eu??? Ontem lendo uma site, que achei a dica no blog de algum bipolar, (não me lembro qual), li sobre os remédios que engordam. Sim, te deixam com mais fome e uns o efeito colateral é engordar. Tomo 3 remédios que "engordam". ATENOLOL, QUETIAPINA(quetros ou seroquel) e o LÍTIO. Que merda, como vou conseguir emagrecer assim? Para hipertensão os que engordam: -ATENOLOL -PROPANOLOL -AMLOPIDINA -CLONIDINA Os para a bipolaridade: -OLANZAPINA (o pior de todos p/ engordar) -CLOZAPINA -RISPERIDONA -FUMARATO DE QUETIAPINA -SAIS DE LÍTIO -ÁCIDO VALPRÓICO -CARBAMAZEPINA
De 05/06, para hoje 26/09, engordei exatos 7kg. É lógico que qualquer um, principalmente mulher, sai da euforia para a depressão na primeira pisada na balança. Tenho que rever isto com meu anjo. Quando eu tomava
bupropiona eu não tinha tanta fome, mas a bupropiona com o tempo me faz
entrar em euforia. Eu amo entrar em euforia, mas as consequencias as
vezes são catastróficas. Tenho 3 hérnias de disco, não posso engordar, a coluna reclama rapidinho. Hoje eu queria ser anoréxica, mas o QUETROS me faz ter muuuuuita fome e fome de doce. Tenho que conseguir me segurar com a yoga, com minhas meditações diárias, porque tomar estes remédios não dá. .
Ontem assisti o filme Mr. Jones, sobre um bipolar que recusa tratamento. Lindo... Sem contar que o ator principal é o Richard Gere, um espetáculo.
A tempos queria chorar e não conseguia mais. Ontem, assistindo o filme, chorei demais. Me identifiquei, tive pena do personagem, me vi nele em alguns momentos. Que triste esta doença, ninguém entende, só meu anjo e amiga bipolar. Ainda bem que tenho os dois em minha vida.
Meus deuses, este personagem é minha versão masculina, só que eu aceito e corro atrás do meu tratamento com meu anjo e minha amiga toma conta de mim, e eu dela.
Estou recaindo, vou antecipar a consulta com meu anjo. Meu trabalho está me destruindo e não só a mim. Minha melhor amiga (tbm bipolar) também está caindo por causa do nosso trabalho. Trabalhamos no mesmo lugar, somos vizinhas e lutamos juntas para manter o equilíbrio.
Você deve ver as coisas sempre pelo lado bom, você vai subindo os
degraus, ficando mais alegre, com mais saúde e a vida começa a sorrir
para você. O seu dia vai ficando mais leve, as coisas começam a dar
certo e isso tudo acontece por que você está prestando atenção ao seu
termômetro astral, um instrumento que mede sua vida a cada segundo. Um
instrumento para ser usado no seu dia-a-dia e sair das ciladas que a sua
mente prepara para você. "Sri Mataji - Sahaja Yoga"
Miséria pouca é bobagem né? Dor psicológica é sua $@#*&... minha dor é real, eu que sei.
A dor nas costas, joelho e ombros, estava me matando, já tinha 12 dias de diarréia ( ou indisposição intestinal, segundo o cunhado fresco da minha amiga) , fui ao médico, emergência. lotada....
Chegando lá o pessoal que faz a ficha me falou para escolher, ou ortopedista ou clínica geral, porque estava tão cheio os dois, que eu não conseguiria ir em dois médicos no mesmo dia. Escolhi o ortopedista, a dor era pior que os 12 dias de "indisposição intestinal" e olha que era hospital particular.
Não deu outra, todos os pontos da fibromialgia doíam em mim, cada apertada (dizendo o médico que foi devagarzinho, sei não heim?...) eu gemia. Quando foi descendo, eu não sabia se gritava ou se ria de tanta dor. Resultado, FIBROMIALGIA sem dúvida. Fora que os outros sintomas também bateram: dor de cabeça, memória ruim, esquecimento, ops isto é sintoma de bipolar ou de fibromialgia? E mais, digestão ruim, a indisposição está inserida.
O médico, sem tempo (esperei 3h40mim para ser atendida e a fila continuava kilométrica) disse ser emocional, mas para eu pesquisar no Dr. Google. Ri dele. E a indisposição intestinal? A fibromialgia pode ter este efeito também, de SCI (síndrome do cólon irritável) , mas para eu ir a um clínico ou proctologista. Ele não ia medicar isto, prefeira esperar os remédios para fibromialgia fazer efeito.
No outro dia fui ao clínico, e a temperatura aqui no DF esta 32° e a umidade por volta de 13%. Já havia ido só pela manhã 9 vezes ao banheiro. O hospital e as ruas por volta das 15h estavam vazios. O clínico disse não saber o pq da indisposição intestinal. Já era crônica por estar com 12 dias, e eu ia mais de 10 vezes ao banheiro por dia.. Mas eu estava a base de água de coco e Gatorade e portanto hidratada.
Me passou um remédio para segurar e outro para vírus e vermes, destes que os remédios usuais não matam. Annita o nome do remédio.
Melhorei só hoje da indisposição. Meus ombros ainda doem a noite e ao levantar os braços acima dos ombros. As costas ardem como se tivessem passado pimenta e os músculos parecem estar com cáimbra, contraídos. Não estou criando isto e nem quero ter esta doença. Psicológico é a mãe.....
Posso estar me auto destruindo, mas NÃO quero isto. Já providênciei a mudança de local de trabalho, mas só vai sair isto ano que vem. Sei que meu ambiente de trabalho está me matando, mas NÃO quero que isto aconteça, NÃO estou permitindo, estou lutando para sair digna e sem brigas. Mas só eu sei o que eu passo lá, estou cansada da família, que se diz intelectual" me julgar e falar que não posso permitir que isto me afete. NÃO permito, eu e alguns que trabalham comigo e estão igualmente doentes, sabem o que passo.
Tenho vontade de matar um quando falam que é "psicológico", como se fosse frescura. Hoje li e assisti ao video blog "História de um surto" muito bom, bom também para quem acha que é frescura a fibromialgia. As vezes quando perguntam porque não peguei algo ou fiz algo, digo que é porque não quis, não vou dizer que a dor não deixou para não falarem que é "psicológico" prefiro que pensem que sou preguiçosa.
Estoo cansada de tomar remédio e me sentir mal. Quero ficar curada de tudo. Estou trabalhando nisto. A Sahaja Yoga tem me ajudado muito. Meu pensamento nunca mais acelerou, as vezes quando começa já consigo esvaziar a mente, as vezes demora um puco, mas consigo controlar. Já é um passo, um degrau por vez, a cada dia. A meditação diária tem me ajudado muito.
Estou tomando hoje 14 comprimidos por dia. Alguns acabam na segunda (4). Tenho esperança de em um futuro breve, tomar poucos. Acho que nada, é querer demais, mas tenho esta esperança também.
NÃO, não sou uma pessoa de mal com a vida e mal humorada, vivo rindo, até de mim mesma. Tenho poucos momentos de mal humor depois que comecei meu tratamento a muitos anos atrás. É que aqui que desabafo, posso estar parecendo um velha ranzinza, mas não sou. Sou palhaça, amo a vida, apesar de ser depressiva, não quero me matar, só quero ser feliz.
A importância da meditação diária. Sri Mataji - Sahaja Yoga
Fibromialgia
Fibromialgia caracteriza-se por dor crônica
que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos
tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com o
funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da
dor que atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos. A
fibromialgia não provoca inflamações nem deformidades físicas, mas pode
estar associada a outras doenças reumatológicas o que pode confundir o
diagnóstico.
Causas
A causa específica da fibromialgia é desconhecida. Sabe-se, porém,
que os níveis de serotonina são mais baixos nos portadores da doença e
que desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos
em seu aparecimento.
Sintomas
* Dor generalizada e recidivante;
* Fadiga;
* Falta de disposição e energia;
* Alterações do sono que é pouco reparador;
* Síndrome do cólon irritável;
* Sensibilidade durante a micção;
* Cefaleia;
* Distúrbios emocionais e psicológicos.
Diagnóstico
O diagnóstico da fibromialgia baseia-se na identificação dos pontos
dolorosos. Ainda não existem exames laboratoriais complementares que
possam orientá-lo.
Tratamento
O tratamento da fibromialgia exige cuidados multidisciplinares. No entanto, tem-se mostrado eficaz para o controle da doença:
* Uso de analgésicos e antiiflamatórios associados a antidepressivos tricíclicos;
* Atividade física regular;
* Acompanhamento psicológico e emocional;
* Massagens e acupuntura.
Recomendações
* Tome medicamentos que ajudem a combater os sintomas;
* Evite carregar pesos;
* Fuja de situações que aumentem o nível de estresse;
* Elimine tudo o que possa perturbar seu sono como luz, barulho, colchão incômodo, temperatura desagradável;
* Procure posições confortáveis quando for permanecer sentado por mito tempo;
* Mantenha um programa regular de exercícios físicos;
* Considere a possibilidade de buscar ajuda psicológica.
Conheci no início do mês a Sahaja Yoga. Havia um cartaz convidando para participar da Sahaja Yoga, grátis, em um colégio pertinho da casa da minha mãe. Seria por 10 sábados pela manhã. Fui, gostei e levei comigo minha amiga também bipolar. Meu médico anjo disse que tinha muita curiosidade em ver uma bipolar que vive com um pé na euforia, fazer meditação. E num é que tô aplicada? E serão mais de 10 sábados depois poderemos frequentar o centro de meditação deles. A Sahaja Yoga não é como a Hata Yoga, não fazemos movimentos, apenas meditação (consciência sem pensamentos). Para um bipolar parece impossível. Mas eu e minha amiga estamos firmes na Sahaja Yoga e estamos tendo grandes melhoras. Na primeira aula pensei:
__ Eu uma bipolar que as vezes os pensamentos estão a 1.000km/h sem pensamentos? Vai ser difícil. Mas aprendi que de fração de segundo a fração de segundo, vamos aumentando o tempo de ausência de pensamentos e realmente a melhora na vida vem, principalmente na saúde emocional. Só posso falar por mim, então direi o que melhorou na minha vida com relação a bipolaridade. O pensamento acelerado, a ansiedade, o sofrer por antecedência, o mundo parece que ampliou e parei de enxergar apenas meu casulo. Sim, acho que estou virando borboleta. Estou menos ansiosa, sei deixar as coisas acontecerem, desapeguei de algumas coisas e situações, estou aprendendo a olhar para frente e não me concentrar nos problemas, eles passam, como tudo na vida.
Ainda tenho pouco tempo de Yoga, só 2 meses, mas é tão fácil de fazer, é apenas uma meditação de mais ou menos 10 minutos, sentada na cadeira, o que para mim é perfeito porque tenho hérnia de disco e as vezes ela está mal humorada. O certo é fazer 2 vezes ao dia, ou mais se você quiser. Tem dia que faço apenas uma vez, antes de ir trabalhar, porque se esqueço, tomo o Quetros e espero um pouco antes de ir deitar, já era, o sono bate e não faço mais nada. Eu recomendo pelo menos ir conhecer. Eu e minha amiga também bipolar estamos tendo melhoras visíveis aos outros. Já esta minha amiga, é bipolar do tipo que fica mais dormindo, que não fala, não se defende, depressiva. E ela está falando, reagindo no trabalho, conseguindo ir trabalhar. E a cada dia que estudamos e compreendemos a Sahaja Yoga, melhor está ficando. Não é um milagre, são pequenas melhoras que fazem a diferença. É como colocar um calço na mesa que balançava e ... surpresa, o incômodo acabou. Um pequeno gesto. Não sairei do meu médico anjo, nem vou parar com minhas medicações a não ser que ele diga para parar (o que não acredito que um dia vai acontecer). Mas a Sahaja Yoga tem ajudado e muito no nosso tratamento. Abaixo o link de uma explicação sobre ""Os Efeitos da Meditação Sahaja" com um video de um médico falando sobre a Sahaja Yoga e a saúde.